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Honda lança novos City Sedan e Hatch 2022 no Brasil

Nesta nova geração, o City Sedan cresceu 94 mm em seu comprimento, passando a 4,549 m, e também ficou 53 mm mais largo, medindo agora 1,748 m. A altura, no entanto, foi reduzida em 8 mm, o que resultou em 1,477 m. Passa a sensação de que ficou maior em relação ao anterior. O entre-eixos de 2,600 m permanece o mesmo, mas a nova configuração interna passa a oferecer mais espaço para os ocupantes. O porta-malas é uma das virtudes do modelo com 519 litros.

A apresentação do novo City Hatch foi bem direcionada. Começando pelo seu comprimento, o City hatch mede 4,341 m, ou seja, 245 mm maior que o monovolume. Também ganha no entre-eixos com seus 2,60 m (70 mm maior) e na largura 1,748 m contra os 1,694 m do Fit.

O City Sedan será vendido nas versões EX, EXL e Touring. Os faróis são bem parecidos em todas as versões, mas na versão EX e EXL trazem lâmpadas halógenas enquanto na EXL o conjunto é full-LED, inclusive nas luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. Na traseira as lanternas são iguais para todas as versões, sempre em LED. Os dois modelos são bem parecidos na dianteira, se diferenciando apenas pela grade horizontal no sedã e pelo acabamento do tipo colmeia no hatch. As rodas são sempre as mesmas para todas as versões, com aro de 16 polegadas, e acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta.

Mais equipamentos de segurança

O novo City também evoluiu em segurança. Sua carroceria recebeu pontos com aços de alta resistência, o que contribuiu para uma melhor rigidez torsional. Também passam a ser os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a contarem com o Honda SENSING, pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução. Outra mudança no City são os retrovisores externos, que agora são fixados na porta, o que resulta em melhora no campo de visão.

O Honda Sensing do novo City terá cinco funções:

ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;

CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;

LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa - Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;

RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista - Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;

AHB - Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

O modelo conta ainda com assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus e câmera de ré.

Acabamento interno do New City é mais refinado

O interior do New City também evoluiu. Traz novos materiais que ampliam a sensação de qualidade, embora não tenha material emborrachado. Por outro lado, traz acabamento com couro e uma espécie de espuma em uma faixa do painel e nas laterais da porta. Os bancos também são novos e recebem um novo Sistema de Estabilização Corporal, que segundo a Honda, ajuda a reduzir a fadiga ao passar muito tempo ao volante. No nosso primeiro contato, a sensação foi a de que ficaram muito confortáveis.

Motor 1.5 com injeção direta

O novo City também traz novidades no motor. Todo em alumínio, o quatro-cilindros aspirado é o 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC. Ele traz injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão.

O sistema de injeção direta de combustível é uma exclusividade do Brasil – nos demais mercados a injeção de gasolina é feita nos dutos do coletor de admissão. A adoção do sistema de injeção direta permite maior taxa de compressão e maior otimização da queima da mistura ar/combustível. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina – com este último combustível, aliás, o New City tem a maior potência do segmento, superando, inclusive, os modelos equipados com motor turbo. 

Em relação ao consumo, de acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o City sedã tem consumo na cidade de 9,2/13,1 km/litro (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/litro – respectivamente, o New City Hatchback registrou 9,1/13,3 e 10,5/14,8 km/litro. Com tais números, ambos obtiveram classificação A no PBE, dentro de suas categorias.

Versões e itens de série do Novo City 2022

O novo City Sedan, em todas as versões (EX, EXL e Touring), traz botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré.

A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas multi-configurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.

No novo City Hatchback, todas as versões (EXL e Touring) trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multi configurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.

O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback.

Fonte: Motor1





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