O Honda Civic Hybrid surgirá em breve no mercado nacional, mas no exterior, ele pode ir além do que esperávamos. Um exemplar flagrado no Japão indicaria o uso de um motor maior.
Como se sabe, a geração 11 do Civic terá uma versão híbrida e:HEV com motor L15 e conjunto elétrico. Na Honda, ele é descrito como LEC-H5 e LEC6, contendo o L15B de 106 cavalos e 12,9 kgfm.
Os números assustam quando se pensa em um Civic Hybrid, mas seu motor elétrico tem 131 cavalos e 25,7 kgfm. As duas versões equipam o Novo HR-V feito no Japão e Tailândia.
Já o Novo City Hybrid, que não teremos, usa uma versão anterior, com motor elétrico de 151 cavalos e 27 kgfm, batizada de LEB-MMD.
Agora o Novo Civic é tido para usar o sistema do HR-V/Vezel, porém, surge a informação de que o Civic hatch do flagrante poderia estar com um motor R20, o conhecido 2.0 litros que equipa o Civic nacional.
Na série R da Honda, o 2.0 tem pelo menos cinco variantes híbridas usando ciclo Atkinson, tal como o L15B nos sistemas acima descritos.
Geralmente o motor R20 híbrido é usado em carros maiores que o Civic, como CR-V, Accord e até mesmo a minivan Odyssey.
Conhecido como LF, o conjunto híbrido baseado no R20 tem as mesmas descrições nas cinco versões, todas com motor 2.0 de 145 cavalos e 17,7 kgfm, usando Atkinson.
Já o propulsor elétrico tem sempre 184 cavalos e 32 kgfm, com a força combinada sendo de 215 cavalos.
Fonte: Notícias Automotivas