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Já dirigimos: Honda ZR-V 2023 é o SUV do Civic

Em abril, a Honda confirmou diversos lançamentos para este e o próximo ano. Uma das novidades para o próximo ano é o ZR-V, um SUV médio.

Com esta avaliação feita nos Estados Unidos, já temos uma boa visão do que teremos em 2023. Com a produção no México, o Honda ZR-V que será vendido no Brasil deverá ser praticamente o mesmo do HR-V nos Estados Unidos, inclusive a motorização, equipamentos e a qualidade de construção. 

Baseado na mesma plataforma do Honda Civic de 11ª geração, este novo HR-V (vamos chamá-lo assim, como é nos Estados Unidos) é perfeito para famílias pequenas e para viagens um pouco mais longas. No interior, o mesmo estilo do Civic e uma dinâmica de direção agradável, o que faz dele um bom SUV para viajar, com o benefício adicional de mais espaço no porta-malas e passageiros que no sedã médio.

Por dentro é fantástico. Limpo, refinado e de qualidade superior ao que normalmente vemos nessa categoria. O plástico macio texturizado está no painel e no console central, enquanto o couro de alta qualidade adorna os bancos e painéis de portas da versão EXL, com alguns pontos óbvios de plástico rígido pelo veículo. 

E tudo parece sólido. Considerando que o interior do HR-V é quase idêntico ao do Civic, este tipo de coisa não é inesperada. Também não é uma surpresa ver as mesmas saídas de ar do Civic, os mesmos botões metálicos para os comandos do ar-condicionado e a tela opcional de 9" sensível ao toque no alto do painel. 

As versões abaixo da EXL, a topo de linha, usam uma tela de 7", mas a tela de 9" tem ícones grandes e fáceis de ler e com rápidas respostas semelhantes a um smartphone - Apple CarPlay e Android Auto são de série, mas sem fio apenas no EXL, assim como o WiFi integrado e carregador sem fio. 

O novo HR-V usa um motor 2.0 aspirado com 160 cv e 19,1 kgfm de torque, um aumento de 17 cv e 1,5 kgfm a mais que seu antecessor. Está ligado com o câmbio automático CVT com tração dianteira e, nos Estados Unidos, tração integral como opcional, obviamente longe do Brasil quando chegar. 

A partir do momento em que o acelera, o HR-V se sente mais rápido que o anterior. O torque chega ao pico em 4.200 rpm mais generoso - antes, era a 4.300 - com o quatro-cilindros fornecendo mais força até os 100 km/h e mais ainda. O HR-V é rápido na cidade e capaz de chegar a velocidades de cruzeiro na estrada sem problemas. 

O CVT é bom também. A Honda implementou as trocas falsas nesta nova transmissão, fazendo com que se sinta mais como um automático tradicional, fazendo a "mudança" com respeitável rapidez. Melhor ainda, não há mais um comportamento irritante em baixas velocidades

Ao subir as montanhas onde aconteceu este primeiro contato, o aspirado e o falso-automático não se dão exatamente bem com a altitude. Embora o motor 2.0 ainda fosse capaz de fornecer potência suficiente, foi necessário mudar o câmbio para o S (Sport) e enfiar o pé no acelerador para manter a velocidade. E ainda assim, o HR-V não estava contente, reclamando bastante ao subir. O motor 1.5 turbo do Civic seria uma boa solução aqui. 

Dinamicamente, o HR-V é um esquiador olímpico em uma classe de novatos. Com a base do Civic, o HR-V tem uma estrutura geral mais rígida e uma nova suspensão traseira multilink que o torna marcadamente mais dinâmico, ao contrário do eixo de torção do HR-V anterior, com a base do Fit. 

Com essa suspensão, o HR-V estava ansioso para mergulhar nas curvas da sinuosa estrada ao norte do Rio Columbia. A dianteira aponta exatamente onde eu quero e a suspensão totalmente independente mantinha a carroceria com rolagem mínima. Assim como no Civic, a direção é sublime, rápida, responsiva e perfeitamente pesada. Mesmo com uma caixa elétrica, o volante nunca é excessivamente auxiliado. Nos EUA, apenas o Mazda CX-30 dá ao HR-V uma concorrência neste aspecto. 

Quando não está se esforçando para subir uma montanha, o Honda HR-V é um companheiro de estrada mais do que agradável. Além de um rodar um pouco mais firme, uma pequena desvantagem desta dirigibilidade, o Honda é silencioso, confortável e espaçoso. 

O Honda HR-V 2023 é 6,6 cv mais largo que o anterior e tem 22 cm a mais de comprimento, o que o permitiu mudar de categoria e ter 4,57 m de comprimento. O entre-eixos é cerca de 5 cm maior, com 2,65 m. E isso significa mais espaço no porta-malas que antes, com 690 litros (padrão EUA). 

O Honda Sensing vem de série em todas as versões do HR-V, acrescentando pela primeira vez a assistência de tráfego e o reconhecimento de placas de trânsito. Isso tudo ao lado de todas as mesmas características como frenagem automática de emergência, centralização de faixa, piloto automático adaptativo e mais. 

Mesmo nas estradas sinuosas, o ACC permitiu que eu me movesse com conforto enquanto aproveitava a paisagem. A tecnologia de centralização manteve o HR-V na pista enquanto o controle de distância manteve o ritmo saudável dos carros da frente, aplicando acelerador e frenagem conforme necessário.

Fonte: Motor1





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