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30/06/2022
Já dirigimos: Honda ZR-V 2023 é o SUV do Civic
Em abril, a Honda confirmou diversos lançamentos para este e o próximo ano. Uma das novidades para o próximo ano é o ZR-V, um SUV médio. Com esta avaliação feita nos Estados Unidos, já temos uma boa visão do que teremos em 2023. Com a produção no México, o Honda ZR-V que será vendido no Brasil deverá ser praticamente o mesmo do HR-V nos Estados Unidos, inclusive a motorização, equipamentos e a qualidade de construção.  Baseado na mesma plataforma do Honda Civic de 11ª geração, este novo HR-V (vamos chamá-lo assim, como é nos Estados Unidos) é perfeito para famílias pequenas e para viagens um pouco mais longas. No interior, o mesmo estilo do Civic e uma dinâmica de direção agradável, o que faz dele um bom SUV para viajar, com o benefício adicional de mais espaço no porta-malas e passageiros que no sedã médio. Por dentro é fantástico. Limpo, refinado e de qualidade superior ao que normalmente vemos nessa categoria. O plástico macio texturizado está no painel e no console central, enquanto o couro de alta qualidade adorna os bancos e painéis de portas da versão EXL, com alguns pontos óbvios de plástico rígido pelo veículo.  E tudo parece sólido. Considerando que o interior do HR-V é quase idêntico ao do Civic, este tipo de coisa não é inesperada. Também não é uma surpresa ver as mesmas saídas de ar do Civic, os mesmos botões metálicos para os comandos do ar-condicionado e a tela opcional de 9" sensível ao toque no alto do painel.  As versões abaixo da EXL, a topo de linha, usam uma tela de 7", mas a tela de 9" tem ícones grandes e fáceis de ler e com rápidas respostas semelhantes a um smartphone - Apple CarPlay e Android Auto são de série, mas sem fio apenas no EXL, assim como o WiFi integrado e carregador sem fio.  O novo HR-V usa um motor 2.0 aspirado com 160 cv e 19,1 kgfm de torque, um aumento de 17 cv e 1,5 kgfm a mais que seu antecessor. Está ligado com o câmbio automático CVT com tração dianteira e, nos Estados Unidos, tração integral como opcional, obviamente longe do Brasil quando chegar.  A partir do momento em que o acelera, o HR-V se sente mais rápido que o anterior. O torque chega ao pico em 4.200 rpm mais generoso - antes, era a 4.300 - com o quatro-cilindros fornecendo mais força até os 100 km/h e mais ainda. O HR-V é rápido na cidade e capaz de chegar a velocidades de cruzeiro na estrada sem problemas.  O CVT é bom também. A Honda implementou as trocas falsas nesta nova transmissão, fazendo com que se sinta mais como um automático tradicional, fazendo a "mudança" com respeitável rapidez. Melhor ainda, não há mais um comportamento irritante em baixas velocidades Ao subir as montanhas onde aconteceu este primeiro contato, o aspirado e o falso-automático não se dão exatamente bem com a altitude. Embora o motor 2.0 ainda fosse capaz de fornecer potência suficiente, foi necessário mudar o câmbio para o S (Sport) e enfiar o pé no acelerador para manter a velocidade. E ainda assim, o HR-V não estava contente, reclamando bastante ao subir. O motor 1.5 turbo do Civic seria uma boa solução aqui.  Dinamicamente, o HR-V é um esquiador olímpico em uma classe de novatos. Com a base do Civic, o HR-V tem uma estrutura geral mais rígida e uma nova suspensão traseira multilink que o torna marcadamente mais dinâmico, ao contrário do eixo de torção do HR-V anterior, com a base do Fit.  Com essa suspensão, o HR-V estava ansioso para mergulhar nas curvas da sinuosa estrada ao norte do Rio Columbia. A dianteira aponta exatamente onde eu quero e a suspensão totalmente independente mantinha a carroceria com rolagem mínima. Assim como no Civic, a direção é sublime, rápida, responsiva e perfeitamente pesada. Mesmo com uma caixa elétrica, o volante nunca é excessivamente auxiliado. Nos EUA, apenas o Mazda CX-30 dá ao HR-V uma concorrência neste aspecto.  Quando não está se esforçando para subir uma montanha, o Honda HR-V é um companheiro de estrada mais do que agradável. Além de um rodar um pouco mais firme, uma pequena desvantagem desta dirigibilidade, o Honda é silencioso, confortável e espaçoso.  O Honda HR-V 2023 é 6,6 cv mais largo que o anterior e tem 22 cm a mais de comprimento, o que o permitiu mudar de categoria e ter 4,57 m de comprimento. O entre-eixos é cerca de 5 cm maior, com 2,65 m. E isso significa mais espaço no porta-malas que antes, com 690 litros (padrão EUA).  O Honda Sensing vem de série em todas as versões do HR-V, acrescentando pela primeira vez a assistência de tráfego e o reconhecimento de placas de trânsito. Isso tudo ao lado de todas as mesmas características como frenagem automática de emergência, centralização de faixa, piloto automático adaptativo e mais.  Mesmo nas estradas sinuosas, o ACC permitiu que eu me movesse com conforto enquanto aproveitava a paisagem. A tecnologia de centralização manteve o HR-V na pista enquanto o controle de distância manteve o ritmo saudável dos carros da frente, aplicando acelerador e frenagem conforme necessário. Fonte: Motor1
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03/05/2022
Honda HR-V elétrico chega ao mercado Chinês
A versão elétrica do novo Honda HR-V começou a ser vendida na China. Produzido pela joint venture Dongfeng Honda, o SUV elétrico compacto batizado Honda e:NS1 chegou ao mercado. A GAC Honda, a outra joint venture da Honda na China, abrirá reservas para o seu Honda e:NP1, essencialmente idêntico ao e:NS1, em maio de 2022. Baseados na versão global do Honda HR-V de terceira geração, o e:NS1 e o e:NP1 inauguram a família de modelos da série E:N da montadora japonesa. Os primeiros veículos elétricos da marca Honda na China são baseados na arquitetura e:N F, que consiste em um motor elétrico montado na dianteira, com 150 kW (204 cv) e 310 Nm (31,6 kgfm) de torque e uma bateria de íons de lítio de 68,8 kWh, oferecendo uma autonomia de até 510 quilômetros pelo ciclo CLTC da China. O e:NS1 e o e:NP1 apresentam as mais recentes tecnologias de conectividade disponíveis na China, incluindo o Honda Connect 3.0, a nova geração de tecnologia conectada desenvolvida exclusivamente para carros elétricos que possui funções inteligentes por comandos de voz e navegação AR. Os SUVs elétricos também contam com um quadro de instrumentos completo de 10,25 polegadas e uma tela central de 15,1 polegadas com o sistema e:N OS, que é uma fusão de Honda Sensing, Honda Connect e Intelligent Digital Cockpit. Uma Câmera de Monitoramento do Motorista (DMC), que detecta potenciais comportamentos perigosos, como condução, desatenção e sonolência do motorista, também está disponível. Com o lançamento do e:NS1 e e:NP1, a Honda também lançará suas lojas totalmente online na China. Todo o processo de encomenda, desde a análise de várias versões até a conclusão do pedido, pode ser feito online através da comunicação direta com o cliente. Ao mesmo tempo, a Honda irá renovar suas concessionárias existentes, com a GAC Honda lançando showrooms focados em carros elétricos e construindo novos pontos de venda em shopping centers, a partir de grandes cidades como Pequim, Xangai e Guangzhou. Já a Dongfeng Honda, instalará uma seção dedicada à marca de elétricos e:N em cada uma de suas lojas existentes. Os SUVs e:NS1 e e:NP1 são os primeiros de uma linha de 10 modelos e:N que a Honda planeja lançar na China até 2027. Cada uma das duas joint ventures construirá uma nova fábrica dedicada de veículos elétricos, com ambas as instalações previstas para entrar em operação em 2024. Enquanto isso, a Honda trabalha para lançar a nova geração do Honda HR-V no Brasil em agosto, apenas na versão a combustão. Até o momento não há nenhuma palavra sobre a vinda da versão híbrida, que já é vendida na Europa. Ou seja, nada de HR-V eletrificado por aqui, ao menos nesse primeiro momento. Fonte: Insideevs
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14/03/2022
Honda Civic e:HEV com motor 2.0 é flagrado no Japão
O Honda Civic Hybrid surgirá em breve no mercado nacional, mas no exterior, ele pode ir além do que esperávamos. Um exemplar flagrado no Japão indicaria o uso de um motor maior. Como se sabe, a geração 11 do Civic terá uma versão híbrida e:HEV com motor L15 e conjunto elétrico. Na Honda, ele é descrito como LEC-H5 e LEC6, contendo o L15B de 106 cavalos e 12,9 kgfm. Os números assustam quando se pensa em um Civic Hybrid, mas seu motor elétrico tem 131 cavalos e 25,7 kgfm. As duas versões equipam o Novo HR-V feito no Japão e Tailândia. Já o Novo City Hybrid, que não teremos, usa uma versão anterior, com motor elétrico de 151 cavalos e 27 kgfm, batizada de LEB-MMD.  Agora o Novo Civic é tido para usar o sistema do HR-V/Vezel, porém, surge a informação de que o Civic hatch do flagrante poderia estar com um motor R20, o conhecido 2.0 litros que equipa o Civic nacional. Na série R da Honda, o 2.0 tem pelo menos cinco variantes híbridas usando ciclo Atkinson, tal como o L15B nos sistemas acima descritos. Geralmente o motor R20 híbrido é usado em carros maiores que o Civic, como CR-V, Accord e até mesmo a minivan Odyssey. Conhecido como LF, o conjunto híbrido baseado no R20 tem as mesmas descrições nas cinco versões, todas com motor 2.0 de 145 cavalos e 17,7 kgfm, usando Atkinson. Já o propulsor elétrico tem sempre 184 cavalos e 32 kgfm, com a força combinada sendo de 215 cavalos. Fonte: Notícias Automotivas
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07/03/2022
Sony e Honda se unem para desenvolver veículos elétricos
Sony e Honda disseram nesta sexta-feira (4) que vão se unir para desenvolver e vender veículos elétricos movidos a bateria, e disseram estar abertas para outras parcerias. As empresas disseram em comunicado que formarão uma joint venture este ano e pretendem começar a vender o primeiro modelo em 2025. A Honda será responsável pela fabricação do primeiro modelo, enquanto a Sony desenvolverá a plataforma de serviços de mobilidade, disseram. "Na joint venture, gostaríamos de liderar a evolução da mobilidade combinando nossa tecnologia e experiência com a longa experiência da Honda em tecnologias de desenvolvimento de mobilidade e fabricação de carrocerias", disse o presidente-executivo da Sony, Kenichiro Yoshida. As empresas não revelaram detalhes financeiros da parceria. Durante uma entrevista coletiva em Tóquio na sexta, o presidente-executivo da Honda, Toshihiro Mibe, disse que, embora não esteja pensando em abrir o capital da joint venture imediatamente, ele não descartaria isso como uma das opções para expandir a empresa. Questionado se a parceria entre as duas empresas é exclusiva, Mibe disse que está aberto a trazer outras empresas, mas quer se concentrar no desenvolvimento do modelo de veículo elétrico por enquanto. O anúncio ocorre no momento em que a fabricante de eletrônicos busca promover ambições de se tornar uma peça-chave na próxima geração de automóveis, enquanto montadoras como a Honda estão sob pressão para fabricar carros sem emissão de carbono, bem como veículos equipados com recursos além dos meios de transporte tradicionais. A concorrência no mercado de veículos elétricos também está se intensificando. Questionado sobre como a joint venture enfrentaria os desafios dos concorrentes, Mibe disse que quer "criar uma reação química" que exceda as expectativas dos clientes. Fonte: Folha de S.Paulo
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11/01/2022
New City chega à sua quinta geração no Brasil totalmente renovado
A Honda Automóveis está lançando no Brasil o New City, modelo que chega à sua quinta geração totalmente renovado, com mais espaço, conforto, desempenho, segurança e maior nível de sofisticação. Com 4,55 metros de comprimento, ele agora é o maior entre seus concorrentes diretos. Seu design adota o conceito low and wide, com linhas notadamente mais esportivas, reforçadas por uma carroceria mais larga e mais baixa que na geração anterior. Detalhes em led tanto nas lanternas traseiras como nos faróis tornam esse novo estilo ainda mais característico. As mudanças de design incluíram o reposicionamento dos retrovisores externos, o que ampliou o ângulo de visão do motorista. A chegada do New City marca também a entrada da Honda em um novo segmento, com a estreia do New City Hatchback, um modelo maior e ainda mais espaçoso que o consagrado Honda Fit, mas que mantém seus principais destaques, como a versatilidade do sistema Magic Seat, que permite total aproveitamento do interior por meio de um engenhoso sistema de rebatimento dos bancos. Toda a família New City, Sedan e Hatchback, passa a ser equipada com o novo motor flex 1.5l 16V DI DOHC, com injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, e tecnologia Honda i-VTEC e VTC. Essa inovadora combinação de tecnologias é um diferencial no segmento, sendo capaz de extrair o melhor desempenho do motor em diferentes condições de uso e faixas de rotação. Esse motor torna o New City Sedan o mais econômico entre os concorrentes, recebendo nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Faz até 13,1 km/litro na cidade e 15,2 km/litro em estrada quando abastecido com gasolina, segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com o know-how da Honda, o modelo alcançou 126 cavalos e permitiu maior economia de combustível, com excelente desempenho. Essa entrega de performance fica ainda melhor com as atualizações realizadas no câmbio CVT. A nova função Step Shift simula trocas de marchas mais esportiva quando solicitado pelo condutor, entregando uma condução mais divertida. O EDDB (Early Down-shift During Braking), até então presente apenas na HR-V, aumenta o efeito de freio-motor e traz mais segurança em situações de descidas de serra, por exemplo. Além de simular sete marchas e contar com paddle shift em todas as versões, que traz agilidade em retomadas de velocidade.  A família New City estreia também, entre os Honda fabricados no Brasil, o pacote SENSING, tecnologia de segurança e assistência à condução, encontrado até então somente em modelos importados da marca e inédito em seu segmento. Ele se utiliza de uma câmera frontal de alto desempenho com sistema de detecção amplo e de longa distância, que permite a frenagem diante do risco de colisão contra pedestres, bicicletas e outros veículos, mesmo à noite. O Honda SENSING conta ainda com ajuste automático do facho do farol, trocando para luz baixa (caso haja outros veículos à frente ou em sentido oposto) ou luz alta (se a pista estiver livre em situações de baixa luminosidade). Ainda possui o controle de cruzeiro adaptativo ACC, que freia e reacelera o carro de acordo com a velocidade do tráfego à frente automaticamente. Outras funções desse pacote de segurança são capazes de manter o carro no centro da faixa de rolamento ou trazê-lo de volta para a faixa em caso de distração do motorista.  A lista de itens dos novos Honda inclui também sistema LaneWatch (para redução de pontos cegos), controles de estabilidade e tração (VSA) e assistente de partida em aclives. Em todas as versões, o New City recebe seis airbags, alerta de pressão dos pneus, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas e botão de partida. Maior no comprimento total, o modelo ficou mais espaçoso internamente. Os bancos dianteiros trazem a nova tecnologia de estabilização corporal – uma tecnologia antifadiga que oferece melhor suporte do corpo, resultando em maior conforto até mesmo em viagens mais longas -, e os dianteiros estão menos volumosos, abrindo espaço para as pernas de quem viaja atrás. O porta-malas também surpreende, comporta 519 litros, capacidade superior à de carros de segmento superior. Conectividade em toda a linha Todas as versões do New City recebem um sistema multimídia dotado de tela de 8 polegadas sensível ao toque com conexão sem fio e compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A tela também reproduz as imagens da câmera de ré multivisão. Além de trazer painel de instrumentos digital configurável de sete polegadas, que mostra os dados de computador de bordo e outras configurações do veículo. A Honda já iniciou a pré-venda dos New City Sedan, que chegam às concessionárias a partir de janeiro em três versões: EX, EXL e Touring. São seis as cores disponíveis: Branco Tafetá (pintura sólida), Azul Cósmico, Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas), Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Os valores são válidos em todo território nacional, exceto estado de São Paulo. A linha New City Hatchback chega em março, mas com pré-venda a partir do início de 2022. Terá oito cores disponíveis, as mesmas do Sedan mais duas perolizadas: Vermelho Mercúrio e Cinza Grafeno. Fonte: Mobilidade Estadão
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09/12/2021
Honda lança novos City Sedan e Hatch 2022 no Brasil
Nesta nova geração, o City Sedan cresceu 94 mm em seu comprimento, passando a 4,549 m, e também ficou 53 mm mais largo, medindo agora 1,748 m. A altura, no entanto, foi reduzida em 8 mm, o que resultou em 1,477 m. Passa a sensação de que ficou maior em relação ao anterior. O entre-eixos de 2,600 m permanece o mesmo, mas a nova configuração interna passa a oferecer mais espaço para os ocupantes. O porta-malas é uma das virtudes do modelo com 519 litros. A apresentação do novo City Hatch foi bem direcionada. Começando pelo seu comprimento, o City hatch mede 4,341 m, ou seja, 245 mm maior que o monovolume. Também ganha no entre-eixos com seus 2,60 m (70 mm maior) e na largura 1,748 m contra os 1,694 m do Fit. O City Sedan será vendido nas versões EX, EXL e Touring. Os faróis são bem parecidos em todas as versões, mas na versão EX e EXL trazem lâmpadas halógenas enquanto na EXL o conjunto é full-LED, inclusive nas luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. Na traseira as lanternas são iguais para todas as versões, sempre em LED. Os dois modelos são bem parecidos na dianteira, se diferenciando apenas pela grade horizontal no sedã e pelo acabamento do tipo colmeia no hatch. As rodas são sempre as mesmas para todas as versões, com aro de 16 polegadas, e acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Mais equipamentos de segurança O novo City também evoluiu em segurança. Sua carroceria recebeu pontos com aços de alta resistência, o que contribuiu para uma melhor rigidez torsional. Também passam a ser os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a contarem com o Honda SENSING, pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução. Outra mudança no City são os retrovisores externos, que agora são fixados na porta, o que resulta em melhora no campo de visão. O Honda Sensing do novo City terá cinco funções: ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente; CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto; LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa - Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação; RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista - Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes; AHB - Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação. O modelo conta ainda com assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus e câmera de ré. Acabamento interno do New City é mais refinado O interior do New City também evoluiu. Traz novos materiais que ampliam a sensação de qualidade, embora não tenha material emborrachado. Por outro lado, traz acabamento com couro e uma espécie de espuma em uma faixa do painel e nas laterais da porta. Os bancos também são novos e recebem um novo Sistema de Estabilização Corporal, que segundo a Honda, ajuda a reduzir a fadiga ao passar muito tempo ao volante. No nosso primeiro contato, a sensação foi a de que ficaram muito confortáveis. Motor 1.5 com injeção direta O novo City também traz novidades no motor. Todo em alumínio, o quatro-cilindros aspirado é o 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC. Ele traz injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão. O sistema de injeção direta de combustível é uma exclusividade do Brasil – nos demais mercados a injeção de gasolina é feita nos dutos do coletor de admissão. A adoção do sistema de injeção direta permite maior taxa de compressão e maior otimização da queima da mistura ar/combustível. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina – com este último combustível, aliás, o New City tem a maior potência do segmento, superando, inclusive, os modelos equipados com motor turbo.  Em relação ao consumo, de acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o City sedã tem consumo na cidade de 9,2/13,1 km/litro (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/litro – respectivamente, o New City Hatchback registrou 9,1/13,3 e 10,5/14,8 km/litro. Com tais números, ambos obtiveram classificação A no PBE, dentro de suas categorias. Versões e itens de série do Novo City 2022 O novo City Sedan, em todas as versões (EX, EXL e Touring), traz botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré. A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas multi-configurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico. No novo City Hatchback, todas as versões (EXL e Touring) trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multi configurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros. O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback. Fonte: Motor1
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09/11/2021
Tudo o que j√° sabemos sobre o novo Honda City 2022
O Honda City 2022 chega ao Brasil no final do mês de novembro com duas versões: sedã, muito conhecido pelo mercado automotivo nacional, e o hatch, uma novidade para o país. Apesar do lançamento trazer consigo várias novidades, algumas informações sobre essa nova geração do City já foram confirmadas pelas versões à venda no exterior. Por conta do Honda Civic ter sido descontinuado e o Fit ter saído de linha, o modelo hatchback do Honda City será o responsável por colocar a fabricante japonesa em uma posição mais competitiva entre os veículos compactos do mercado automotivo nacional. Em termos de motorização, nota-se que a nova geração do City será impulsionada pelo 1.5 aspirado 16V, semelhante ao do HR-V e do Civic Touring, proporcionando aos modelos sedã e hatch uma potência em torno de 130 cv. Para trabalhar com eficiência, o City 2022 seguirá usando transmissão automática CVT. Em alguns países asiáticos, o modelo da Honda ainda apresenta opção híbrida 1.5 com 109 cv. Os faróis são em LED, a central multimídia é de 8 polegadas com lane watch, ou seja, a tela exibe a faixa de rodagem do lado direito do carro, eliminando o ponto cego. Além das novidades, a nova geração do City vai manter o sistema de rebatimento do banco traseiro, um traço versátil, que possibilita aproveitar o amplo conforto da cabine. O Honda City 2022 será apresentado oficialmente no dia 23 de novembro, quando os preços das variantes sedã e hatch também devem ser revelados. Fonte: iCarros
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30/09/2021
Carros da Honda ter√£o Google nativo a partir de 2022
A Honda deu um importante passo para melhorar a conectividade de seus carros. Em acordo com o Google, a gigante japonesa agora vai adotar uma interface automotiva interna nativa com base no Android. Com isso, veículos produzidos a partir de 2022 serão equipados com centrais multimídia completamente integradas com o sistema operacional, além de trazerem benefícios aos usuários. Na prática, será como se o Android Auto, o programa de espelhamento de smartphones do Google, fosse potencializado e incorporado diretamente ao carro. Com isso, o usuário pode baixar aplicativos e utilizá-los diretamente na central multimídia, sem a necessidade do espelhamento. Além disso, o sistema vai poder realizar ações dentro do funcionamento do carro, como ligar o ar-condicionado, aumentar o volume da música e enviar trajetos para o Google Maps por intermédio do Google Assistente e comandos de voz. "É um grande prazer poder oferecer um novo valor para a mobilidade e para a vida diária das pessoas, em todo o mundo, combinando os pontos fortes da Honda em tecnologias avançadas no desenvolvimento de automóveis com os pontos fortes do Google em tecnologias de informação inovadoras. A Honda vai continuar assumindo desafios para criar um novo valor e, ao mesmo tempo, abordar rapidamente a transformação da mobilidade sem se limitar ao convencional da indústria automobilística", comenta Satoshi Takami, Diretor Presidente à frente das operações do MaaS (Mobility as a Service, Mobilidade como Serviço em português), em comunicado enviado ao Canaltech. A montadora japonesa planeja integrar essa tecnologia do Google em um novo automóvel, cuja venda será iniciada no segundo semestre de 2022 na América do Norte e, em seguida, expandir globalmente em etapas. A princípio, aqui no Brasil, o primeiro carro da marca que pode aparecer com esse novo sistema pode ser a nova geração do SUV HR-V. Fonte: Canal Tech
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30/08/2021
Novo Honda Civic vir√° ao Brasil com motor 1.5turbo mais potente
Fabricante poderá repetir por aqui a mesma estratégia da Tailândia; para o Brasil, o sedã chegaria importado em versão única vinda do Canadá O Honda Civic está prestes a perder seu protagonismo no mercado brasileiro, que será tomado pelo novo City. Em um intervalo de poucos meses, a nova geração do compacto será responsável por descontinuar as produções nacionais do sedã médio e do Fit, que será substituído pelo inédito City hatch.  Há esperanças, porém, de que a marca repita no Brasil a estratégia da Tailândia: vender o novo Civic apenas com motor 1.5 turbo para se distanciar do “irmão” menor. Por aqui, a única certeza é que ele chegaria importado e a partir de 2022.  A diferença poderá ficar para o número de versões disponíveis. Enquanto o mercado tailandês há três configurações diferentes, no Brasil o Honda Civic será vendido em versão única, Touring.  O motor 1.5 i-VTEC Turbo não é uma grande novidade, mas melhorias no fluxo do escape e a adoção de variação da abertura das válvulas da escape e de tempo para os dois comandos elevaram o rendimento. Agora tem 182 cv e 24,5 kgfm, contra os 173 cv e 22,4 kgfm do modelo vendido atualmente no Brasil.  No Canadá, onde é produzido e de onde possivelmente será importado para o Brasil, o novo Civic Touring dispõe de uma boa lista de equipamentos, incluindo central multimídia com tela de 9 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), sistema de som Bose, carregador de celulares por indução, roteador wi-fi, quadro de instrumentos digital, partida remota pela chave, faróis de LED e rodas de 18 polegadas.  Ele também é equipado com diversos sistemas de segurança, como frenagem automática de emergência, alerta e correção para saídas de faixas, leitura de placas de trânsito, piloto automático adaptativo, airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e tração. Estes equipamentos, que compõem o pacote Honda Sensing, estarão nos carros destinados ao Brasil. Mais tarde, o novo Honda Civic também poderá ser importado na versão Si, que será apresentada em outubro com mais de 210 cv, e ser um dos três híbridos que a Honda venderá no Brasil até 2023. O primeiro a passar por eletrificação será o Honda Accord, que estreia nos próximos meses, seguido pelo CR-V.  Por enquanto, essa 11ª geração do Honda Civic só tem versão híbrida na Europa e na versão hatch, e combina o motor 1.5 aspirado a dois elétricos.  Fonte: Quatro Rodas
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30/07/2021
Novo Honda HR-V tem desenho registrado no Brasil
Nova geração do modelo compacto se destaca pela carroceria no estilo SUV-cupê e pela motorização híbrida Revelado em fevereiro no Japão, a nova geração do Honda HR-V teve o seu desenho registrado no Brasil junto ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Completamente renovado em relação do carro feito em Itirapina (SP), o novo Honda HR-V traz uma carroceria com o visual SUV-cupê ainda mais acentuado, o que é notado pela grande inclinação da coluna “C”. A dianteira também assume uma nova personalidade, com faróis mais estreitos e um a grade de grandes dimensões. Já na traseira, uma faixa liga as lanternas, que tem uma orientação mais horizontal. Apesar do perfil distinto, a carroceria tem dimensões praticamente idênticas às do carro atual. São 4,330 m de comprimento, 1,790 m de largura, 1,590 m de altura e entre-eixos de 2,610 m. A mesma ruptura vista no exterior também é notada dentro da cabine. O painel assume o desenho mais afilado do exterior e aposta em linhas mais retas e integradas em um mesmo bloco, trazendo elementos típicos dos carros atuais como a central multimídia com tela flutuante, além de pontos inovadores como os enormes botões giratórios para comandar a abertura e fechamento das saídas de ventilação. Em termos de equipamentos, o carro vendido no Japão (onde é vendido com o nome de Honda Vezel) traz itens como ar-condicionado automático, tampa do porta-malas motorizada, teto solar panorâmico, luzes de LED, carregador de celular por indução e o pacote Sensing, com frenagem automática, assistente de manutenção em faixa e monitor de tráfego cruzado na traseira. Esse Honda HR-V japonês conta apenas com uma opção de entrada com o motor 1.5 a gasolina de 118 cv. O restante da linha conta com uma motorização híbrida, que combina o motor a combustão a outro elétrico para desenvolver 131 cv. Fonte: Motor Show
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